segunda-feira, 31 de março de 2008

Produtos modernos em anúncios antigos

Os anúncios antigos abaixo, apenas dois entre vários, estão publicados no site Worth 1000 e são ótimos exemplos de como a publicidade antiga pode ainda ser usada como linha criativa, mesmo que em um exercício de criatividade, somente. Vale a pena investir uns minutinhos vendo as maravilhoras criações de vários artistas em cima de diversos produtos.

sábado, 29 de março de 2008

Revell - como era (e aínda é!) bom!!

Quem com mais de 30 não se lembra da emoção de se montar um modelo Revell? Pintado com cuidado, muitas vezes com tintas improvisadas, ou sem pintura mesmo, montado depois de 20 minutos de muita bagunça, cola e impaciência? Pois é, esses "brinquedos" marcaram época nos anos 60, 70, 80 até o início dos anos 90, quando a fábrica da Revell no Brasil fechou as portas para sempre.

Eu, como modelista até hoje (plastimodelista, na verdade, é o termo técnico mais adequado), resolvi fazer uma homenagem àqueles bons tempos. Posto aqui uma propaganda, possivelmente dos anos 70 e publicada em uma revista em quadrinhos da época, que mostra bem como nos sentíamos ao termos em nossas mãos um modelo finalizado: muita satisfação e alegria!!

Eu confesso que ainda hoje me sinto assim quando termino um modelo, hoje não mais comprado nas lojas Americas (ou qualquer outra grande loja de departamentos e supermercados da época), mas sim em lojas especializadas no Brasil ou no exterior - sempre modelos importados e que em pouco lembram aqueles de 30 anos atrás. Enfim, não vou me alongar nesse tema, apesar de ser meu hobby favorito.


Publico abaixo alguns outros anúncios antigos da Revell americana que encontrei navegando na web. Hoje o post é realmente com cheiro tinta, cola e muita diversão de tempos que a garotada de hoje não viveu.




Conheça a história da Revell aqui.

Propaganda antiga da Cruzeiro - nos bons tempos da aviação brasileira

Olha só que interessante este anúncio antigo, de janeiro de 1968, da Companhia Aérea Cruzeiro. Eles prometem que, ao viajar no novíssimo 727-100 da companhia, você teria uma sensação de viajar no ano 2003(!!) é ou não é bacana esse tipo de propaganda antiga que usa o futuro como linha de criação e persuasão?

segunda-feira, 17 de março de 2008

Anúncios antigos no Photobucket - muito além do Flickr

Nem só de Flickr vive a web quando o assunto são imagens. Pesquisando um pouquinho no Photobucket, um portal que oferece álbuns virtuais - que gosto muito, também "esconde" ótimas imagens de anúncios e propagandas antigas. Deixo abaixo alguns exemplos e, quem quiser, pode visitar o endereço abaixo.







Fonte Photobucket Albuns: http://photobucket.com/images/old%20ads/?page=1

quinta-feira, 13 de março de 2008

Publicidade dirigida a extraterrestres

Alguns podem achar que essa notícia não tem nada a ver com a história da publicidade. Eu discordo: tem tudo a ver! Ou você acha que se isso der certo não vai entrar para a história da propaganda? ;)

A Terra ficou pequena: começa a publicidade dirigida a extraterrestres

Fonte: Agência EFE

Fabricante de salgadinhos e universidade britânica vão emitir anúncio para as estrelas. Propaganda vai ser dirigida à Ursa Maior e chegará a seu destino em 2050.

O próximo dia 12 de junho será um marco na história da publicidade, quando se lançará ao espaço o primeiro comercial dirigido a possíveis consumidores de aperitivos de milho extraterrestres.

A publicidade deve atravessar dezenas de anos-luz de distância e chegará a seu destino em 2050. O feito é o resultado da associação de uma marca popular de salgadinhos com cientistas espaciais da Universidade de Leicester (Reino Unido). Eles vão transmitir um anúncio por meio do radar de ultrafreqüência de 500 megahertz para a estrela Ursa Maior 47.

O anúncio, de acordo com a universidade inglesa, será emitido com uma potência de 10 mil watts do Centro Espacial de Svalbard, no Ártico, situado entre a Noruega e o Pólo Norte. Em comunicado da universidade, o professor Darren Wright, do Departamento de Física e Astronomia, admite que "a idéia de transmitir um anúncio ao espaço pode ser motivo de controvérsia, mas não deixa de ter interesse científico".

"Pode ser uma prova para futuras comunicações de longo alcance e nos dá a oportunidade de dizer ao Universo que estamos aqui", referindo-se, aparentemente, aos seres humanos, e não aos aperitivos de milho. O professor britânico não esconde as razões mais básicas para essa relação entre a astrofísica e os aperitivos em saquinho: "Os projetos parecidos com este certamente estão ameaçados de morte, depois do profundo corte de fundos que recentemente anunciou o Conselho de Instalações de Ciência e Tecnologia".

O conteúdo do anúncio ainda está sendo decidido. A marca de salgadinhos abriu um concurso público para que seus consumidores participem pela internet. O ganhador levará sua idéia às estrelas. O comercial de 12 de junho atingirá os possíveis planetas que orbitam a Ursa Maior aproximadamente em junho de 2050, tendo em vista que viaja na velocidade da luz.

Sem levar em conta o tempo que demoram os supostos extraterrestres em decifrar o sistema binário (análogo à linguagem dos computadores) no qual se vai emitir o anúncio, a resposta - talvez uma ordem de compra dos salgadinhos em questão - não poderia chegar à Terra antes de 2092. Trata-se de um investimento em longo prazo.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Anúncios antigos no Flickr

Quem gosta de anúncios antigos não pode deixar de buscar algumas raridades nos álbuns do Flickr.
Em uma busca rápida, por "Vintage Ads" achei coisas muito interessantes. Posto duas imagens aqui e o resto vocês podem conferir direto no link abaixo:


Álbum do Flickr de onde vieram essas fotos: http://flickr.com/search/?q=vintage%20ads&w=all

terça-feira, 11 de março de 2008

Um comercial clássico dos fósforos Fiat Lux

Não sei exatamente de quando é esse comercial, mas achei muito interessante pelo recurso utilizado - o stop motion. Imagino o tempo e o trabalho investido na produção desse filme publicitário. Muito bom mesmo e merece destaque aqui no História da Publicidade e Anúncios Antigos: um post só pra ele :)

Comentários? Alguém sabe de quando é exatamente?

Anos dourados da propaganda na TV

Os vídeos de hoje são exemplos do clássico estilo dos anos 50 e 60. Comerciais com um estilo todo próprio e porque não dizer, inocente e romântico. Eu me divirto vendo esse tipo de filme publicitário. O locutor no comercial do Nescau é show de bola! Note que no comercial do óleo Esso quase não há texto, só imagem e música! Achei bem curioso.







E você? O que tem a dizer?

segunda-feira, 10 de março de 2008

Comerciais dos anos 80 - sempre é bom lembrar...

Olá pessoal, aos poucos estou de volta.

Nunca me canso de postar alguma coisa sobre comercais dos anos 80. Passeando pelo famoso site de vídeos, encontrei estes comerciais que são show de bola.... pra época, talvez... e para o blog também, isso é claro!

- Comercial da Caixa Econômica Federal, no bom e velho estilo do programa Fantástico da Globo, com pessoas dançando pela agência.. bemmmm anos 80.



- Este eu não me lembro de ter assistido, mas como gostei do comercial resolvi postar.



- Este comercial é um clássico...e não só pelo comercial em si, mas pelo carro, um Ford Del Rey. Achei bacana.



Se vc achou um vídeo bacana por lá também e gostaria de vê-lo aqui, então me mande a sugestão com o link que posto aqui no blog História da Publicidade com seu crédito de "indicador". Estou com o tempo um pouco limitado e com a ajuda de vocês, leitores, eu conseguirei manter o site mais atualizado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...